A ARTE DA MASTURBAÇÃO 

Quando se trata de te tocares sozinho ou de te divertires, há todos os tipos de maneiras de aproveitar o tempo. Aprender como podes ter mais prazer e entenderes o teu próprio corpo não só pode tornar-te mais confiante quando te estás a dar bem com um parceir@ sexual, como também te pode ajudar a dar-lhes uma ideia mais clara sobre o que te faz sentir bem. 

O prazer sexual e a masturbação começam com a exploração do teu próprio corpo. Experimenta e vê o que funciona para ti. Do toque à sensação, do humor à estimulação. Conhece o quão leve tu gostas que o toque seja, ou quais os movimentos que provocam algo elétrico em ti. O que realmente te faz cantarolar ou o que faz essas ondas de prazer desacelerarem um pouco. Passa um tempo contigo mesmo. 

Conhece o quão leve tu gostas que o toque seja, ou quais os movimentos provocam algo elétrico em ti 

A masturbação pode melhorar o sexo? 

A masturbação pode ter benefícios para a saúde sexual e emocional - tanto para ti quanto para os teu(s) parceir@(s). 

Pode ajudar-te a relaxar e aumentar a tua autoestima. Pode ajudar a libertar esses químicos de “feel-good” no cérebro, que te dão uma sensação de bem-estar físico e mental.1 Estimular as tuas áreas íntimas com a mão é obviamente uma ótima maneira de aprender o que te desperta e também te pode aproximar ao(s) teu(s) parceir@(s). Isso é chamado de masturbação mútua. Tocares-te quando estás a fazer sexo pode aumentar o prazer com um parceir@, porque pode escolher assistir ou assumir as rédeas. 

Entender verdadeiramente a arte da masturbação, pode abrir um mundo de prazeres - e talvez até mesmo alguns outros benefícios também. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA PESSOAS COM PÉNIS? 

Fazer o momento durar mais: 

Para alguns, a masturbação regular pode potencialmente prolongar o prazer. Queres atrasar o momento de ejaculação? A técnica de “espremer” é usada para ajudar aqueles que gostariam de durar mais e é ótima para aprender a arte do controlo. 

Nesta técnica, tu ou o teu parceir@ param antes do ponto de ejaculação apertando a ponta do pénis logo atrás da cabeça por cerca de 10 a 20 segundos.2 Este processo é realizado algumas vezes antes que a ejaculação ocorra. 

Aumentar a resistência: 

A masturbação pode ajudar-te a melhorar a resistência sexual, ajudando a libertar a tensão.3 

Podes tentar algumas maneiras diferentes, como usar a tua mão não dominante, usar uma mão para te masturbares e a outra para brincar com os teus testículos ou mudar o ritmo.4 

Podes descobrir que a masturbação ajuda-te a descobrir como e quando chegar ao orgasmo, o que pode levar a um sexo mais prazeroso. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA PESSOAS COM VAGINA? 

Entre as mulheres, a masturbação na infância e adolescência tem sido associada a experiências sexuais positivas mais tarde na vida e a uma auto-imagem saudável.5 

Desfrutar de um pouco de amor-próprio de vez em quando é uma ótima maneira de te conectares com o teu próprio corpo e ter algum “me time” satisfatório. 

Explora o teu potencial de prazer: 

Talvez encontres alguns pontos de prazer ocultos ao tocares na tua vagina, vulva, lábios e clitóris. Vai com cuidado no início. Tirar um tempo para ver o que te excita significa mais confiança no teu próprio prazer, com ou sem um parceir@. 

A masturbação de áreas como a vagina pode ser tanto sobre fantasias quanto sobre contacto físico. Fica de bom humor e nos pensamentos que te excitam enquanto te masturbas. Pensar nessas experiências quando estás a fazer sexo pode até provocar os mesmos sentimentos felizes e deixar-te bem e verdadeiramente no clima. 

Muda o tipo de estimulação: 

Já experimentaste mudar a forma como fazes sexo? Por exemplo, a posição em que estás, pode levar-te a experimentares diferentes sensações.6 Experimenta diferentes posições com o teu parceir@ também - assim aprendes em primeira mão o que o teu parceir@ gosta, e eles aprendem o que tu gostas!7 

E porque não experimentar também os nossos preservativos com pontos e estrias? Descobre o preservativo Durex Intense.

Experimentar sensações diferentes 

Experimenta a estimulação clitoriana e penetrativa ao te masturbares para entenderes como o teu corpo reage a diferentes sensações e encontrares o que funciona para ti. Porque não lubrificar com um lubrificante Durex e usar os dedos ou um brinquedo? 

Sexo é melhor com lubrificante! 

EXPERIMENTA UM POUCO 

Masturbação juntos: 

Embora o ato de masturbação seja, por sua definição8, concluído sozinho, não há razão para que tu não possas levá-lo para o ato sexual. Seja masturbação feminina mútua, ação cara a cara ou um cenário de sexo misto, estimulação durante a relação sexual – tu podes aumentar as sensações de prazer e excitação que tu e os teus parceir@s estão a experimentar. 

Masturbares-te ou tocar num parceir@ também pode ser uma parte importante dos preliminares que ajuda a colocar-vos aos dois no clima e a garantir que estão totalmente excitados para o sexo. 

Então, delicia-te com um pouco de auto-planeamento e experimenta um pequeno jogo a solo da próxima vez que sentires as vibrações. 

Fontes:

1 https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/masturbation 

2 https://www.nhs.uk/conditions/ejaculation-problems/#:~:text=In%20the%20squeeze%20technique%2C%20your,30%20seconds%20before%20re 

3 https://www.healthline.com/health/healthy-sex/how-to-increase-sex-stamina#masturbate 

4 https://www.healthline.com/health/healthy-sex/how-to-increase-sex-stamina#masturbate 

https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/1107656#:~:text=Among%20women%2C%20masturbation%20in%20childhood,and%20a%20healthy%20self%2Dimage 

6 https://www.healthline.com/health/mens-health/how-to-masturbate-for-men#orgasm-enhancing-tips

7 https://www.healthline.com/health/healthy-sex/mutual-masturbation#in-relationships 

8 https://www.merriam-webster.com/dictionary/masturbation 

Artigos Relacionados

Preservativos 101: O Guia de Compra Durex

Lubrificado ou texturizado, de látex ou sem látex? Encontre o preservativo certo para ti
Saiba mais

Cunnilingus: 5 Passos Fáceis Para Fazer Um Ótimo Sexo Oral

Quando se trata de cunnilingus, temos 5 dicas na ponta da língua para ajudar
Saiba mais