Breadcrumbs

Há mais peixe no mar

Sexo depois de acabares

Quase toda a gente já sofreu de um desgosto de amor nalguma altura das suas vidas. Alguns reagem indo directo para uma nova relação. Já outros, choram “Nunca mais!”. Apenas tu poderás saber o que funciona melhor para ti - mas se te estás a sentir muito emocional, pode ser uma boa ideia manter os teus amigos por perto, pois eles podem-te ajudar a manteres-te longe de comportamentos prejudiciais.

Nas fases iniciais do desgosto, muitas pessoas recorrem ao álcool ou às drogas para anestesiar a dor. No entanto, se tentares afogar as tuas mágoas há uma forte hipóteses que “flutuem” e podes tomar decisões ainda mais erradas quando estás sobre a influência destas substâncias.

Se estiveste com alguém durante um longo período de tempo, pode ser fácil esquecer de que o sexo seguro é essencial. Mesmo sexo oral pode ter riscos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) portanto terás de guardar e ter sempre contigo preservativos se quiseres entrar em ação. Ter preservativos de sabores, de diferentes tamanhos caso tenhas sexo com homens, e um que tenha o ajuste certo caso sejas homem, é fundamental. Um coração partido apenas piora se tiveres que lidar com os medos de DST ou de uma gravidez indesejada.

Só porque sofreste um desgosto não quer dizer que deves tratar as outras pessoas como descartáveis. Se apenas procuras um caso, então sê honesto com o/a potencial amante antes de ficarem íntimos. Magoar alguém com mentiras não irá fazer com que te sintas melhor a longo prazo - e também poderá levar a complicações emocionais que facilmente poderiam ser evitadas.

Enquanto podes achar que nunca encontrarás alguém como o teu/tua “ex” novamente, isso tem a ver com a química do teu corpo. Se amares alguém, o teu corpo liberta uma substância química, chamada oxitocina, que promove a ligação, e acabar esse lado com alguém pode ser difícil. Felizmente, o tempo é mesmo um curativo; se evitares contacto com o teu “ex” e deixares que te cures em isolação (com o apoio dos amigos e família como requerido) a química irá desaparecer (literalmente).

Pode não parecer agora, mas haverá uma altura em que os teus sentimentos serão controláveis. Ama-te, faz coisas que gostes e estarás em muito melhores condições de encontrar um parceiro/uma parceira quando estiveres pronto(a) a seguir em frente. Ou quem sabe, até podes decidir que serás mais feliz sozinho(a).

Ama-te, faz coisas que gostes e estarás em muito melhores condições de encontrar um parceiro.