Breadcrumbs

Outra vez?

Compreender o Orgasmo

Um orgasmo é a forma do nosso corpo nos recompensar pelo sexo. No entanto, se estiveres sonolento, em más condições físicas, se seguires uma dieta pobre, se beberes, fumares ou tomares drogas, a tua capacidade de atingir um orgasmo poderá estar afectada. Um corpo saudável leva-te a um clímax saudável.

Também podes achar que chegar ao clímax é algo complicado porque não estás realmente preparada para o sexo; porque estás preocupada em ficar grávida (consulta o nosso guia de contracepção); ou porque tiveste uma experiência traumática. Se for esse o caso, aconselha-te com o teu médico de forma a seres guiada para a especialidade mais adequada.

Mesmo que não estejas preparada para ter um orgasmo com o teu parceiro, é inteiramente possível - e muitas vezes mais fácil – ter um orgasmo por “conta própria”. Quanto melhor conheceres o teu próprio corpo, mais fácil será chegares ao clímax com um parceiro.

As quatro fases do Orgasmo

1. Excitação

O sangue flui para os teus lábios e mamilos. Os teus genitais vão inchar e escurecer, o que provocará um formigueiro. As mulheres começam a ficar lubrificadas e os homens podem perder um pouco de sémen; a tua pulsação e respiração aceleram e podes começar a ficar corado.

Se não ficares lubrificada, o lubrificante Durex Play ajudar a tornar esta fase mais tranquila, proporcionando humidade para preliminares confortáveis e dar o empurrão que o teu corpo precisa.

2. Plateau

Nas mulheres, a parte superior da vagina, abre-se, e o útero desloca-se de forma a preparar-se para receber o esperma. O sangue corre para o peito fazendo com que os mamilos endureçam e os seios inchem. O clítoris recua contra o osso púbico e o corpo do clítoris (como um prepúcio masculino) desliza para trás para expor a ponta. Para os homens, o esfíncter uretral (orifício no centro das glândulas) contrai, para que a urina não saia, e deixa que os músculos na base do pénis comecem a pulsar. Os testículos contraem-se.

3. Clímax

Os homens ejaculam e os músculos vaginais das mulheres contraem e libertam espasmos (com intervalos de 0,8 segundos), o batimento cardíaco e a respiração aceleram e o ânus entra em espasmo. Após o clímax, o clítoris e a cabeça do pénis podem ficar dolorosamente sensíveis ao toque.

4. Resolução

É quando o corpo relaxa após o orgasmo e volta ao normal. Os homens podem adormecer (tal como as mulheres) ou podes sentir uma verdadeira necessidade de te aconchegares.

Um corpo saudável leva a um clímax saudável.