Breadcrumbs

Sexo e gravidez

Realidade e ilusões

Sexo na gravidez é visto frequentemente como um assunto tabu – um pouco irónico se pensarmos bem como a maioria acontece. No entanto, não existe nenhuma razão para que a gravidez signifique o fim da tua vida sexual. Aqui estão alguns dos mitos mais comuns.

1. Não podes ter sexo durante a gravidez: A não ser que tenhas algum problema de saúde para enfrentar, podes ter relações sexuais até praticamente ao momento em que te rebentarem as águas (supondo que rebentarão). No entanto, verifica com o teu médico ou parteira se já tiveste algum sangramento, ou se existem outro tipo de condições físicas que te podem colocar em risco, tais como um colo do útero fraco. É melhor prevenir do que remediar.

2. Ter sexo enquanto estás grávida pode magoar o bebé: Numa gravidez normal, ter relações sexuais não irá magoar em maneira nenhuma o bebé, mesmo em posição de missionário. O rolhão mucoso que existe junto ao colo do útero, junta-se aos músculos do teu útero e do saco amniótico, tudo para manter o teu bebé seguro. No entanto, algumas posições podem ser mais confortáveis, e existe a possibilidade de que o batimento cardíaco do teu coração após o orgasmo ponha o teu bebé a mexer mais do que o habitual. Se sofreres algum sangramento, seja por uma doença sexualmente transmissível, ou porque tens alguma causa médica que te preocupa, verifica primeiro com o teu médico.

3. Sexo durante a gravidez é doloroso: Assumindo que a tua gravidez é saudável, sexo durante a gravidez não deverá magoar. É possível que tenhas algumas cólicas após o orgasmo, ou achares algumas posições desconfortáveis. No entanto, optar por posições que permitam à mulher controlar a profundidade da penetração pode ajudar, como por exemplo, se a mulher estiver por cima. Por outro lado, convém evitar posições de penetração profunda tal como a posição de quatro.

4. Estares grávida faz com que não te interesses por sexo: A insegurança das mudanças do teu corpo, das tuas hormonas, assim como os enjoos matinais (que não acontecem só de manhã apesar do nome) faz com que estejas menos inclinada para teres sexo mas isso não é de forma alguma garantido. Podes até descobrir que tens o melhor sexo da tua vida. Algumas mulheres tornam-se super excitadas durante a gravidez. Outras descobrem que o seu corpo fica mais sensível, outras que fica menos sensível e outras ainda acham que muda com o tempo. Escuta o teu corpo, não te coloques sob pressão e faz o que te parecer certo. Se não te interessar o sexo, podes dar prazer ao teu parceiro usando as mãos ou a boca para manter íntima a conexão entre vocês – e não te esqueças que a masturbação é uma opção para ambos.

Não existe razão alguma para que a gravidez seja o fim da tua vida sexual.