Breadcrumbs

Sexo pela Primeira Vez: Preparação

Preparação

A primeira vez pode ser uma experiência inesquecível que poderás lembrar para o resto da tua vida. Pode ser divertido, agradável, excitante, sensacional, carinhoso e por vezes isto tudo. Contudo, para muitos existe pressão para se livrar disto, especialmente quando se é jovem. Não há qualquer motivo para que não seja tão bom como será em futuras relações sexuais, apenas um pouco diferente (apesar de tudo é a primeira vez). Para ajudar com isto, juntámos uma lista de dez coisas que poderão garantir que a tua primeira vez seja extraordinária.

Pergunta-te “Estou preparado?”
Sentes que estás pronto para o sexo? Por quem o vai fazer, por ti ou pelo teu parceiro? É importante que te sintas confiante de que a decisão que vais tomar seja em relação a ti. A ideia de ter relações sexuais com alguém faz-te ficar entusiasmado ou preocupado? Lembra-te, existe uma idade legal para quando se pode fazer sexo (em Portugal é de 18 anos).

Fala sobre isso com o teu parceiro
A comunicação é essencial, mas nem sempre é fácil. Se tiveres alguns medos ou preocupações, fala abertamente sobre eles. Não há problema se o fizeres através de mensagem se for mais fácil para ti. Ouve também o teu parceiro, e verifica sinais de que ele também o quer.

Informem-se
Uma consulta de planeamento familiar ou uma conversa com um farmacêutico pode dar-te as informações de que necessitsa para te certificares que o sexo é seguro – depois poderás concentrar-te em torná-lo extraordinário. Lembra-te que somente os preservativos poderão prevenir infeções e uma gravidez indesejada, sendo que na primeira vez estes são essenciais para que fiques descansado. Outras formas de contracepção devem ser faladas com o teu médico.

Descobre o teu corpo
O essencial para ter relações sexuais realmente agradáveis é saber aquilo que gostas, o que significa estar excitado, saber como ficar excitado e onde e como gostas de ser tocado. A melhor forma de o descobrir é fazê-lo tu próprio. Apesar de não acontecer com todas as pessoas, a maioria masturba-se e pode ser muito divertido também fazê-lo com outra pessoa.

Escolhe a altura certa
Escolhe um local seguro e livre de preocupações onde saibas que não vais ser incomodado. Vão necessitar de tempo e de espaço para se sentirem confortáveis um com o outro. Isto é uma experiência partilhada para os dois, por isso ajuda se criaremum clima de intimidade.

O sexo não deve doer
Se estiveres excitado e relaxado, o sexo deve saber muito bem (mesmo que pareça um pouco novo e estranho). Usem os dedos ou as bocas para que realmente se excitem mutuamente. Lubrificantes à base de água podem ajudar (e por vezes são necessários). Ouve o teu corpo, se te sentires desconfortável, dorido ou se for doloroso, então pára. Pode ser sinal de que não estás realmente preparado ou que preferes um tipo de sexo diferente.

Não há problema em estar com vergonha
Não irá tudo correr sem problemas. Pode parecer um pouco pára/arranca no início pois os vossos corpos irão reagir de maneira diferente e podes sentir-te com vergonha ou constragido – não há problema. De facto, se conseguires rir-te e divertir-te com a situação é porque está a correr bem.

Leva o teu tempo
Não é preciso estar com pressa. Vai o quão devagar quanto necessitares. Ao contrário dos filmes ou da pornografia, o sexo não tem de acontecer na mesma ordem e nem toda a gente gosta das mesmas coisas. Concentra-te em sexo que ambos queiram, pode levar tempo, mas pode ser muito mais intenso e agradável.

Conversa sobre sexo
A melhor forma de saber aquilo que tu e o teu parceiro gostam é a comunicação. Então a questão é, como? Durante o ato sexual simplifca: “Oh sim.” “Espera.” “Continua.” “Mais devagar.” “Mais força.” “Mais depressa.” Para além das palavras, está atento aos ruídos e aos sussuros de prazer do teu parceiro. Vê e sente como os vossos corpos reagem um ao outro para ver o quanto ambos estão a desfrutar.

O que vem a seguir
O sexo significa coisas diferentes para diferentes pessoas. Algumas pessoas dizem que o sexo pode aproximar duas pessoas – momentos íntimos que somente eles irão experimentar. Outros veêm-no como excitante, mas é somente uma tarefa a desempenhar. O sexo pode mudar a tua relação, ou não – falar sobre isso pode ajudar-te a decidir o que significa para ti.

O sexo pode ser muito bom, mas certifica-te que o estás a fazer pelas razões corretas. Quando te sentires confortável e no clima certo poderás sentir-te melhor que nunca, mas se algo estiver a faltar deverás aguardar até chegar o momento certo.