Breadcrumbs

As 3 perguntas mais frequentes sobre o orgasmo

ORGASMO: TOP 3 DE PERGUNTAS FREQUENTES

Dr Adam Kay

Costumo conversar com muitos pacientes sobre o orgasmo. E muitas vezes fazem-me perguntas como "Porque está a falar sobre orgasmos? Eu tenho o tornozelo partido." Aqui estão algumas respostas para algumas das perguntas mais frequentes.

Porque é que as mulheres têm orgasmos?

Não é uma pergunta assim tão estranha. É óbvio que é pelo mesmo motivo que os homens também o fazem - a evolução incentiva-os a virem-se, tornando o processo divertido para que a civilização continue a evoluir e a procriar. As mulheres, por outro lado (embora seja incrível quando o atingem) não precisam de ter orgasmos para engravidar – podem ter vinte filhos sem atingir um único orgasmo. Os cientistas têm vindo a estudar esse mistério há décadas, e (lamentavelmente) ainda não arranjaram uma resposta para essa questão. A melhor ideia atual tem a ver com a mesma razão pela qual os homens têm mamilos - todos os seres humanos se desenvolvem a partir do mesmos esquema de construção, e acabam com algumas "peças" que não são absolutamente necessárias. Mas ainda bem que é assim!

Todas as mulheres têm um ponto G?

Se ganhasse uma libra por cada vez que me perguntam sobre o ponto G, era capaz de conseguir financiar um estudo científico sobre o mesmo. E, como qualquer um dos estudos anteriores, seria provavelmente inteiramente inconclusivo. O ponto G é uma espécie de Monstro do Loch Ness da sexologia - as pessoas têm pesquisado durante anos, e ninguém conseguiu ainda demonstrar nenhuma evidência convincente de que ele existe. O que sabemos com toda a certeza é que cerca de metade das mulheres acham que há uma área específica da vagina que lhes causa muito prazer. Mas essa área varia de mulher para mulher, nunca foi demonstrada conclusivamente em exames, e cerca de metade das mulheres nunca a conseguiram encontrar. Então, a minha mensagem é sempre a mesma: não te preocupes se és "normal" ou não – isto porque toda a gente é diferente por dentro. Explora o que funciona para ti – e se encontrares uma área específica que te dá mais prazer, então diverte-te (quer tenha ou não um nome oficial) e se não, então não te preocupes - estás na boa companhia de cerca de metade das mulheres do planeta!

O que é ejaculação feminina?

Cerca de um quarto das mulheres libertam um fluido no momento em que têm um orgasmo, e em todo o mundo os investigadores estudam e discutem o que é realmente esse fluido. Alguns estudos determinam que as mulheres expelem urina, e há ultrassons à bexiga que o comprovam. Outros estudos examinaram a ejaculação feminina em laboratórios e acreditam que esta vem das glândulas de Skene (também conhecida como a próstata feminina) dentro da vagina. Além disso, existem estudos que provam que ambas as conclusões são verdadeiras, representando dois tipos inteiramente diferentes de ejaculação feminina. É difícil saber qual é a correta – mas com mais pesquisas podemos vir a aprender mais - o importante é não pensares demasiado sobre o que está a acontecer: estás num quarto, não numa sala de aula de fisiologia. Se ejaculas quando tens um orgasmo, não analises em demasia e principalmente, não te sintas envergonhada com a situação.

Dr Adam Kay

Médico desde 2004, trabalha exclusivamente em obstetrícia, saúde das mulheres e saúde sexual. É o autor do manual de medicina "Rapid Obstetrics and Gynaecology”, um dos manuais de medicina mais vendidos e escreve sobre questões de saúde para a Cosmopolitan do Reino Unido. É também um dos argumentistas de comédia televisiva.