Dr Adam Kay

Tendo em conta que este tópico não está no programa do ensino secundário, achei por bem ser eu a dar-vos a conhecer a história do orgasmo feminino.

A Idade Média

Não é surpresa nenhuma dizer que colocamos muito mais foco na importância do orgasmo feminino e no prazer sexual, de há 100 anos para cá. Mas se atrasarmos o relógio até aos tempos medievais, descobrimos que eles colocavam muito mais stress no orgasmo feminino que os Vitorianos (no Reino Unido). Isso acontecia porque acreditavam (embora erradamente) que a mulher precisava atingir o orgasmo para engravidar – o que fazia com os homens fossem extremamente atenciosos para que as suas mulheres atingissem o clímax.

Isto, infelizmente, teve um consequência trágica – foi criada uma lei que caso uma mulher acabasse grávida devido a uma suspeita violação, ela não poderia alegar que tinha sido violada, porque teve um orgasmo durante o ato. Tal como o livro de Samuel Farr de 1814 – “Elements of Medical Jurisprudence” menciona, “Se o prazer não for desfrutado, não pode haver fecundação”

Os Vitorianos

O médico vitoriano Pierre Briquet afirmou que um quarto das mulheres sofria de "histeria", e os sintomas incluíam desejo sexual e "lubrificação vaginal excessiva". Os vitorianos reprimidos transformaram a sexualidade feminina normal numa condição médica. O tratamento habitual prescrito era "massagem pélvica", basicamente, o uso dos primeiros vibradores - tratando a "histeria" das mulheres com orgasmos. Esses dispositivos eram muito pouco sensuais; O “Manipulador” 1891 era alimentado a vapor e tão barulhento que não era possível ouvir discurso algum por cima dele.

Um ponto positivo a tirar deste período de regressão da história foi a difusão dos vibradores que saíram das salas de cirurgia para as prateleiras dos supermercados. Na verdade, o vibrador foi o quinto dispositivo de uma casa a beneficiar de eletricidade (depois da torradeira, da ventoinha, da chaleira e da máquina de costura). Estes vibradores voaram das prateleiras, mas nunca foram comercializados com o seu verdadeiro propósito - geralmente descrito como "massajadores" ou "estimuladores de sangue".

O Século 20

Foi preciso chegarmos à década de 40 para termos um discurso adequado sobre o tema da sexualidade feminina. Os relatórios de Kinsey eram sucessos literários enormes, com os icónicos inquéritos de Alfred Kinsey que revelavam, entre outras coisas, que quase metade das mulheres teve o seu primeiro orgasmo através da masturbação. Finalmente, o tema estava a ser discutido abertamente. Ainda assim, só em 1952 a Associação Americana de Psiquiatria abandona o diagnóstico de "histeria" e define que esses chamados “sintomas” eram normais e saudáveis.

Só em 1957 aconteceu a primeira investigação médica sobre o orgasmo feminino – assim que as barreiras sociais foram aliviadas o suficiente para que este fosse considerado um campo aceitável para os cientistas. Masters e Johnson conduziram estudos inovadores - examinando como e porque é que as mulheres tinham orgasmos, preparando o caminho para o que sabemos hoje.

A terceira onda do feminismo, no início dos anos 90, quebrou muitos tabus que ainda existiam à volta do prazer feminino, e este tornou-se um tema cada vez mais familiar, tanto em livros, como em filmes, na TV e nos palcos - como em 1996 com a peça “Os Monólogos da Vagina”.

Os dias de hoje

O orgasmo feminino ainda recebe muito menos atenção do que sua contraparte masculina, provavelmente ainda resultado de uma sociedade sexista. É preciso que todos nós, homens e mulheres, falemos sobre o tema - abertamente e sem constrangimentos - para finalmente levarmos a igualdade à consciência pública. Afinal de contas, é tão antigo quanto a própria civilização - o que poderia ser mais natural?


DR ADAM KAY

Dr. Adam Kay je postal zdravnik leta 2004 in deluje izključno na področju porodništva, zdravja žensk in spolnega zdravja. Je avtor priljubljenega zdravniškega učbenika Porodništvo in ginekologija na hitro (Rapid Obstetrics and Gynaecology) in piše o zdravstveni tematiki za britansko izdajo revije Cosmopolitan. Je tudi eden izmed najbolj iskanih scenaristov za televizijske komedije v Združenem kraljestvu.

Artigos Relacionados

Orgasmologia feminina

Dr Adam Kay Sabes o que é um orgasmo? Não é uma pergunta assim tão estranha quanto possa parecer – muito poucas pessoas sabem o que realmente aco...
Saiba mais

Orgasmo: top 3 de perguntas frequentes

Dr Adam Kay Costumo conversar com muitos pacientes sobre o orgasmo. E muitas vezes fazem-me perguntas como "Porque está a falar sobre orgasmos? E...
Saiba mais