DICAS PARA ALIVIAR O SEXO DOLOROSO DURANTE A GRAVIDEZ  

A gravidez pode ser cheia de excitação, mas se o sexo é doloroso proporcionando momentos menos alegres, então não estás sozinha.1 Analisamos as possíveis causas e o que podes fazer para aliviar qualquer desconforto.   

A excitação que a gravidez muitas vezes traz pode ser acompanhada por um conjunto de coisas não tão agradáveis. Como enjoos matinais, cansaço... e sexo doloroso.2 Quer estejas no primeiro, segundo ou terceiro trimestres, o desconforto durante o sexo não é algo que se deva descartar ou que tenhas de suportar.  

Aqui está o resumo de algumas causas possíveis e o que podes fazer para aliviar qualquer desconforto.  

Abraça a experiência e faz o que te faz sentir confortável  

O sexo doloroso é normal durante a gravidez? 

A experiência de gravidez de cada mulher é única, assim como as perceções das pessoas sobre a dor, por isso é difícil responder com um sim ou não. O sexo pode ser doloroso durante toda a gravidez, principalmente devido a alterações totalmente normais que acontecem no teu corpo. Aqui estão algumas razões pelas quais o sexo no primeiro trimestre pode doer: 

  1. A vagina está seca devido a alterações hormonais. 
  2. Sentes que precisas de fazer xixi ou sentir pressão adicional na bexiga. 
  3. Os seios e/ou mamilos estão doridos.3 

Sentires-te menos confortável durante o sexo na gravidez é muito comum4 e os motivos são infinitos: afinal, estás a criar uma nova vida, então os recursos do teu corpo estão a trabalhar horas extras.5 

O sexo pode consumir energia nos melhores dias, e durante a gravidez tudo (desde cansaço a dores nas costas) pode tirar o prazer do que deveria ser uma experiência divertida.  

Devo preocupar-me com sexo doloroso durante a gravidez?  

É totalmente compreensível que te preocupes com qualquer dor durante o sexo, por mais leve que seja. Especialmente se antes de engravidares não notavas qualquer desconforto. Claro, se tu não tens certeza sobre a fonte da dor ou se estás a evitar o sexo devido à dor, o teu primeiro ponto de contato deve ser o médico, pois será capaz de explorar o potencial problema com mais conhecimento. 

Por que o sexo pode ser doloroso durante a gravidez? 

Ninguém precisa de te lembrar do que está a acontecer no teu corpo: tu sem dúvida estás a ver e a sentir as mudanças! A razão mais óbvia para o desconforto é o crescimento da tua barriga.  

A barriga em crescimento pode restringir os movimentos e dificultar a entrada nas tuas posições favoritas. A gravidez pode ser o momento perfeito para ser criativo e tentar coisas diferentes – como posições lado a lado – que são menos propensas a colocar pressão indevida no teu corpo.  

Os teus seios e mamilos também podem ficar um pouco sensíveis durante a gravidez, o que às vezes pode tornar as coisas um pouco desconfortáveis. Fala abertamente com o teu parceir@ sobre ser gentil e talvez até mude o foco para outra zonas erógena.   

O final da gravidez é o momento mais comum do sexo doloroso? 

Podes experienciar sexo doloroso em qualquer ponto da tua jornada – afinal, o teu corpo está a fazer milagres desde o primeiro dia para criar um novo ser humano. Podes achar que o sexo no primeiro trimestre é desconfortável devido aos primeiros sintomas da gravidez, tais como náuseas, cansaço, seios sensíveis ou indigestão.6 Compreensivelmente, isso pode significar que qualquer hanky-panky está fora do menu até que te sintas melhor.   

Se estás a ter uma gravidez normal sem complicações, pode dar-se o caso de no final da gravidez sentires contrações ligeiras quando tens relações sexuais ou um orgasmo (onde os músculos do útero ficam duros). Não te preocupes. Isto é completamente normal.7 Se isso acontecer, tenta algumas técnicas de relaxamento, ou deita-te e descansa até as contrações passarem. Conhecer o que te faz sentir bem (e o que não) em diferentes momentos da gravidez é fundamental para ter um sexo melhor.8  

A gravidez dá tesão? 

Podes sentir um pico no teu desejo sexual, mas este não é o caso de todas as mulheres. Se a tua mente te está a dizer que sim, mas o teu corpo está a dizer o contrário, é aconselhável explorar as melhores formas de aumentar o conforto. Desde aliviar dores gerais até aumentar a hidratação vaginal, existem muitos truques para garantir que te sentes tão bem quanto mereces. Se o sexo é ocasionalmente doloroso por causa da secura vaginal, então temos uma palavra para ti:  lubrificante.  

O lubrificante é seguro para usar durante o início da gravidez?  

É sempre uma boa ideia consultares primeiro um médico. Se te disserem que os lubrificantes são seguros de usar, podes experimentar a nossa gama Durex Naturals Gel Íntimo, que são feitos de ingredientes 100% naturais e não vão alterar o pH do organismo. Irá tratar a tua vagina com toda a humidade de que necessita para ajudar a aliviar a secura vaginal e permitir que te movas livremente e desfrutes da experiência. Podes usá-lo com brinquedos sexuais ou convidar o teu parceir@ para aplicá-lo. 

De que outras formas o sexo pode ser mais confortável durante a gravidez? 

Apoiar o teu corpo com almofadas nos lugares certos pode ser uma maneira rápida e simples de obter conforto. O sexo engloba tantas coisas diferentes, por isso, se estás a achar difícil fazeres da mesma forma que fazias antes de engravidar, não te preocupes. Experimentar brinquedos sexuais, masturbação, massagem sensual e qualquer outra coisa que tenha o poder de desencadear uma boa sensação podem ser ótimas maneiras de te sentires mais relaxada. E muitas vezes, descobrirás que algumas dessas coisas novas se tornam velhas favoritas que vais gostar de fazer grávida ou não.9 

Paciência, um toque gentil e uma compreensão mais profunda do que gostas são aspetos adquiridos por seres aberta e honesta sobre o que queres, e como tu queres. 

Artigos Relacionados

Vamos Falar de Piercings Genitais

Piercings nos genitais não é para todos – mas vale a pena explorar!
Saiba mais

Vamos Falar de Secura Vaginal

Vamos desmistificar a secura com algumas verdades...
Saiba mais