APRENDE A AMAR-TE A TI MESMO 

Queres saber mais sobre o mundo da masturbação? Reunimos o guia introdutório à masturbação que te pode ajudar no teu caminho para o auto-prazer. 

Como me masturbo? 

Sabes o que dizem... a prática leva à perfeição! Afinal, 2/3 de nós não estão totalmente satisfeitos com a nossa vida sexual e, se quiseres estar plenamente satisfeit@, descobre o que gostas em vez de esperares que os outros saibam.  

Sê curios@ 

A melhor maneira de tirares o máximo proveito do teu amor próprio é aprender o que é bom para ti. Para começar, basta tirares algum tempo e experimentares o que é bom para ti. Apenas certifica-te que o fazes com segurança e garante que não fazes nada que te faça sentir desconfortável. 

Se estás à procura de orientação, porque não tentar perguntar a um amig@ com quem estás confortável? Pode ser capaz de te dar algumas dicas para tirares o máximo proveito do teu "me time".  

Não há problema em te masturbares se estiveres num relacionamento 

Muitas pessoas em relacionamentos se masturbam. Masturbares-te quando estás num relacionamento não significa que o teu parceir@ não te está a satisfazer. É uma ótima maneira de descobrires o que gostas e o que te faz ter um orgasmo. Então podes mostrar ou dizer-lhes o que é bom.1

Já dominas a arte da autoestimulação, mas queres tirar mais proveito dela? Podes realmente levar para o próximo nível com algum lubrificante cuidadosamente aplicado. 

Uma vez aplicados, os nossos lubrificantes reduzem o atrito entre a tua mão ou dedo e os teus genitais, abrindo um mundo de sensações incríveis. 

Perguntas frequentes sobre masturbação 

Tens mais dúvidas quando se trata do mundo da masturbação? Confere as nossas perguntas frequentes: 

A masturbação é prejudicial? 

Em suma, não, a masturbação não é prejudicial.2 Desde que te estejas a masturbar de forma segura e natural, e que a tua masturbação não esteja a atrapalhar o teu dia a dia, é uma coisa perfeitamente natural e saudável de se fazer.  

Devo sentir vergonha quando me masturbo? 

Às vezes, tocares-te pode parecer estranho, mas não te deves sentir assim. A masturbação é completamente natural e acredita-se que tenha alguns benefícios para o corpo também. Conheceres-te melhor através da masturbação pode até ajudar-te a sentir mais confiante sexualmente.3 

Como posso deixar de me sentir mal com a masturbação? 

Não há uma maneira fácil de corrigir isso, mas é importante ressignificar como pensas sobre a masturbação. É essencialmente um ato de autocuidado, é bom para a tua saúde e é uma ótima maneira de cuidar da tua saúde mental. Quando estiveres com amigos, tenta discutir a masturbação para quebrar um pouco do estigma. Isso pode ajudar-te a sentir mais confortável sobre o ato em si.4 

A masturbação reduz a quantidade de espermatozóides que tenho? 

Em termos claros, a masturbação não reduz a contagem de espermatozóides. A ideia de que se masturbar demais esgota permanentemente as reservas de esperma é um mito clássico da masturbação. Os testículos reabastecem os espermatozóides após a ejaculação, por isso não há necessidade de te preocupares. 5 

Como posso integrar a masturbação mútua na minha vida sexual com o meu parceir@? 

Um pouco de masturbação mútua pode ser uma ótima maneira de apimentar as coisas no quarto e pode marcar um novo nível de intimidade. Tudo o que precisas de fazer para começar é perguntar, se o teu parceir@ está pronto para isso.6 

Devo masturbar-me com preservativo? 

Bem, isso depende de ti e do que tu gostas. Mas vale sempre a pena explorar e experimentar coisas diferentes. Se gostas de usar brinquedos quando te divertes, os preservativos podem ser úteis para manter tudo higiénico e fácil de limpar.7 

Os brinquedos sexuais melhoram a masturbação? 

Cada pessoa é diferente, mas algumas pessoas acham que os brinquedos sexuais podem maximizar o prazer. Ao fazer compras, vale a pena pensar nas tuas necessidades sexuais e no brinquedo que melhor se adequa a elas. Mulheres que gostam de estimulação do clitóris podem ser melhor servidas por um vibrador, por exemplo. 

Como me masturbar no banho ou chuveiro? 

O banho ou o chuveiro são lugares populares para um pouco de amor próprio - em grande parte porque representam uma rara janela de paz e tranquilidade em tua rotina diária. Se te estiveres a masturbar no chuveiro, evita usar gel de banho, pois pode ser irritante para as áreas mais delicadas. 

A masturbação queima quantas calorias? 

Estamos todos familiarizados com a ideia de que o sexo pode ajudar a queimar calorias, mas a masturbação pode fazer o mesmo? Depois de procurar por algumas estatísticas, parece que o número médio de calorias queimadas ao te masturbares é cerca de 70.8 Pode ser aquele cardio que estavas à procura e que o ginásio não ofereceu. 

A masturbação pode ser uma ótima maneira de aliviar o stress, mas ainda há um pouco de estigma em torno do ato. Então, sem mais demoras, vamos desconstruindo este tabu.  

Descobre mais artigos na nossa página de Conselhos e Dicas.  

Artigos Relacionados

Desfruta de sexo durante a gravidez

Dicas para desfrutar de bom sexo durante a gravidez
Saiba mais

Vamos Falar de Piercings Genitais

Piercings nos genitais não é para todos – mas vale a pena explorar!
Saiba mais