UMA MUDANÇA DE VIDA, NÃO O FIM DELA

Durante e após a menopausa, podes notar que o sexo pode por vezes variar de ligeiramente desconfortável a extremamente doloroso. A causa mais comum disso é a secura vaginal.1 

Mas não te preocupes, se estás a passar por isso, não estás sozinha.2 A forma como as hormonas mudam durante a menopausa também é chamada de fase "Mudança de Vida" e é totalmente natural, é apenas a maneira como as coisas acontecem no organismo3 não há nada que possas fazer a respeito, mas isso não te torna menos mulher!4 

Pelo contrário, embora possas ter envelhecido fisicamente e as tuas hormonas tenham tomado conta da tua vida, ainda tens um corpo bonito e desejável e um desejo sexual saudável.   

Fazer sexo pode ser realmente muito divertido para ambos os parceir@s, mas nunca deve ser doloroso para qualquer uma das partes, especialmente para uma mulher. Se sentires alguma dor durante a relação sexual, é sempre melhor procurar aconselhamento junto do teu profissional de saúde. 

Embora ninguém deva ter que suportar sexo doloroso, a boa notícia é que há coisas que podes fazer para controlar os sintomas e continuar a fazer sexo da mesma forma que fazias antes dessa mudança. 

Desde visitar o médico até investir em alguns produtos lubrificantes de qualidade, neste artigo, analisamos a secura vaginal (a frustração #1 da menopausa) e, em5 seguida, mostramos o que podes fazer para ajudar a minimizar a secura vaginal e a trazer a alegria de volta na tua vida sexual. 

Porque é que a secura vaginal é comum na menopausa? 

Com a menopausa surgem muitos sintomas, alguns visíveis, outros nem tanto.  Os "afrontamentos" geralmente embaraçosos das mulheres menopáusicas vêm imediatamente à mente.  Outros sintomas podem incluir diferentes níveis de esquecimento, dificuldades em dormir, mau humor e a inevitável secura vaginal.6 

A secura é devida a uma alteração nas hormonas que por sua vez causam adelgaçamento e secagem das paredes vaginais. Não é nenhuma surpresa que a falta de lubrificação na área vaginal pode muitas vezes tornar o sexo não só stressante, mas também desconfortável e, às vezes, muito doloroso.  Mas será que essa secura te torna menos desejável como mulher? Claro que não! 

Como combater a secura vaginal? 

Felizmente, existem muitas maneiras de combater a secura vaginal durante o sexo.  Em primeiro lugar, uma visita ao médico ou ginecologista pode ser recomendada, pois irá ajudar-te a avaliar as áreas da tua vida que são mais afetadas e determinar as maneiras mais eficazes de tratar os sintomas que estás a experimentar.7 

Os sintomas podem variar um pouco de mulher para mulher. Os médicos ao avaliar os sintomas, oferecem um plano de tratamento, adaptado às necessidades pessoais.  Este plano pode incluir mudanças no estilo de vida, como uma mudança de dieta, aumento do exercício e várias maneiras de reduzir os níveis de stress, juntamente com medicamentos sejam estes de venda livre ou sujeitos a receita médica (por exemplo, terapia hormonal de substituição- THS), se necessário.8 

 O sexo é melhor com lubrificante 

O lubrificante pode aliviar quando o sexo é doloroso durante a menopausa? 

Não há dúvida sobre isto, os lubrificantes vaginais especializados podem certamente ajudar a aliviar o descorforto, atuando diretamente na secura das paredes vaginais.9 E porque o sexo é um grande redutor de stress, a relação sexual liberta serotonina, a chamada hormona do "bem-estar", que tem um efeito muito positivo no humor geral e bem-estar.10 

Quando se deve usar lubrificante? 

A resposta é simples. Sempre que quiseres! Quando se trata de lubrificante, não há regras rígidas sobre quando ou quanto. Menos é mais? Nem pensar! Mais é mais! Como por exemplo, pensa em alguém que gosta de dançar. É mais provável que se divirtam na pista de dança se usarem sapatos confortáveis. O sexo é, de certa forma, algo assim. Sentires-te confortável significa que é muito mais provável que aproveites tudo, desde o primeiro beijo até ao clímax.   

Se a secura vaginal está a causar-te dor, aplicar lubrificante pode ser como mudar para sapatos confortáveis que te permitem mover muito mais livremente e por mais tempo.  

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE DIVERTIDA: Nós, DUREX, não podemos garantir que dançarás melhor ao usares nossos produtos. 

Qual lubrificante deves usar? 

O mercado oferece uma vasta variedade de produtos lubrificantes. Mas cuidado com as imitações baratas que podem causar danos internos e, claro, verifica a data de validade na embalagem. E porque somos todos diferentes, o melhor é explorar os tipos de lubrificantes e géis disponíveis.  

Estes podem ser à base de água ou à base de silicone.11 

Enquanto um pode atender perfeitamente às tuas necessidades, outro pode ser totalmente inadequado.  

Então, descobre um que funciona para ti. A gama Durex Naturals Gel Íntimo, por exemplo, é feito de ingredientes completamente naturais  e pode ser usado com brinquedos sexuais e preservativos Durex para proporcionar muita humidade e prazer.   

O parceir@ pode ajudar a aliviar o sexo doloroso na menopausa? 

A menopausa é uma fase normal da vida, pelo que a secura vaginal não é motivo de vergonha. No entanto, podes ter dificuldade em discutir este assunto com o teu parceir@ sexual. Mas, na verdade, como diz o velho ditado, "um problema partilhado é um problema reduzido para metade", então discutir abertamente como isso te faz sentir encorajará uma exploração partilhada das várias maneiras de ajudar a tornar o sexo mais confortável para ambos. Falar sobre o sexo que fazes e o que queres fazer no futuro com o teu parceir@ é uma maneira segura de fortalecer a intimidade, o que, por sua vez pode melhorar todos os aspetos do teu relacionamento.  

Qualquer parceir@ sexual compatível e atencioso deve querer que tenhas o melhor tempo possível quando estiverem juntos. Quanto mais o teu parceir@ puder fazer para te ajudar a sentir confortável, melhor.  

Aplicar lubrificante uns aos outros pode ser uma parte seriamente quente dos preliminares. Os preliminares, como todos sabemos, são uma ótima maneira de fazer os fluídos naturais fluírem.12     

A secura da menopausa significa que terás que usar lubrificante para sempre? 

Tens que usar lubrificante para sempre depois de começar a usá-lo? Não, claro que não! Mas e este é um grande MAS, podes ficar a gostar tanto dos benefícios do lubrificante, que terás sempre alguns prontamente ao teu alcance. Além disso, se olhares para a menopausa como parte do processo de envelhecimento gradual, então, perceberás que, à medida que o teu corpo muda, o mesmo acontece com as escolhas que fazes para acomodar essas mudanças. 

Ao manter uma mente aberta, irás descobrir que há muitas maneiras de garantires que estás a ter o bom sexo que mereces. Porque gostas de sexo, usa o teu conhecimento (e quaisquer extras necessários, como preservativos e lubrificantes bem lubrificados) para teres a melhor sessão possível. 

Artigos Relacionados

Desfruta de sexo durante a gravidez

Dicas para desfrutar de bom sexo durante a gravidez
Saiba mais

Vamos Falar de Piercings Genitais

Piercings nos genitais não é para todos – mas vale a pena explorar!
Saiba mais