A pensar em sexo anal pela primeira vez? Há algumas coisas podes precisar de pensar antes de mergulhar. O sexo anal pode ser uma emoção maravilhosa e uma ótima maneira de apimentar as coisas no quarto, no entanto, não é tão simples quanto simplesmente decidir experimentá-lo. 

O sexo anal pode desbloquear novos reinos de prazer, no entanto se és um recém-chegado, pode ser bastante intimidante. Mas nada temas, estamos aqui para ajudar. Resumidamente, sexo anal é qualquer tipo de atividade sexual que envolva o ânus.1 Aqui tens um guia para iniciantes em sexo anal, onde fornecemos algumas ótimas dicas para o sexo anal.  

COMO É O SEXO ANAL?  

Vamos começar com o básico. Esta é uma pergunta que provavelmente estás a fazer repetidamente na tua mente se estás a pensar fazer sexo anal pela primeira vez – particularmente se és tu quem vai receber sexo anal – o que se sente realmente no sexo anal? 

Bem, não há uma resposta simples e direta para esta pergunta. Acreditamos que é tudo uma questão de preparação. 

É importante notar que o objetivo do sexo anal é essencialmente o prazer, mas não é tão simples quanto o sexo vaginal. A vagina, ao contrário do ânus, produz um lubrificante natural para ajudar as coisas a funcionar sem problemas.2 Isso significa que apressar o sexo anal não é aconselhável3. Podes querer sentir prazer, mas provavelmente acabarás com um pouco de desconforto se não planeares e lubrificares corretamente.4 

Com isso em mente, a primeira consideração ao te preparares para anal deve ser o lubrificante. Em primeiro lugar, é importante verificar se o lubrificante escolhido é amigo do sexo anal, por isso lê as instruções da embalagem na íntegra antes de usar. Se estás à procura de um lubrificante anal, então não procures mais e experimenta o nosso Durex Lubrificante Perfect Connection [Link for product page], que é à base de silicone. Pode ajudar com que a tua primeira vez corra da forma mais suave possível, uma vez que não seca facilmente. 

Uma vez aplicado o lubrificante, deves considerar primeiro o "aquecimento". Isto deve garantir que o pénis do teu parceir@ entra em ti confortavelmente.5 Pede-lhes que comecem com um dedo para garantir que o teu ânus relaxa. Também podes introduzir um pequeno brinquedo sexual antes de progredir para a penetração com o pénis. O mais importante é que tu e o teu parceir@ se sintam confortáveis! 

Uma vez que o teu parceir@ está dentro, vais descobrir que o sexo anal, embora seja uma sensação diferente do sexo vaginal, pode dar-te um mundo de prazer e novas sensações. 

O BENEFÍCIO DO SEXO ANAL PARA AS MULHERES 

Um grande benefício do sexo anal é que não há hipótese de engravidar. Se tu e o teu parceir@ estão um pouco preocupados com a gravidez e querem uma garantia de 100% de que a relação sexual não levará a um parto 9 meses depois, então anal é o caminho a seguir.  

Como deves saber, mesmo quando usas um preservativo masculino de acordo com as instruções da embalagem para o sexo vaginal, estes são apenas 98% eficazes na prevenção da gravidez. Com anal, não terás nada com que te preocupar.6 

Outro benefício do sexo anal para as mulheres é que te estás a abrir para um novo mundo de prazer. O sexo anal pode ser muito excitante e estimulante, mas uma vez que te acostumaste com a sensação de anal, este precisa de ficar isolado das outras formas de sexo. 

Enquanto o teu parceir@ penetra em ti, pede-lhe que experimente alguma penetração vaginal com brinquedos sexuais. Desta forma, terás o dobro do prazer que normalmente terias! 

O BENEFÍCIO DO SEXO ANAL PARA OS HOMENS 

O principal benefício do sexo anal para os homens é que pode resultar num orgasmo poderoso. Isto porque o sexo anal pode estimular a próstata (também conhecida como 'ponto P'), desencadeando um orgasmo prostático.7 

OS EFEITOS A LONGO PRAZO DO SEXO ANAL 

Ao contrário da crença popular, o sexo anal é saudável e não causa nenhum dano a longo prazo. Como sempre, o sexo seguro é o método preferido, já que o sexo com pénis no ânus traz um risco maior de DSTs, especialmente para quem está a receber.8 Ao mesmo tempo, o sexo anal não vai esticar o ânus a ponto de causar problemas de saúde.9 Mas podes sentir que precisas de ir à casa de banho quando fores penetrado pela primeira vez ou depois de terminar – mas um acidente é improvável!10 

Se tens alguma preocupação, é sempre melhor prevenir do que remediar, então certifica-te que usas um preservativo. 

COMO POSSO TORNAR O SEXO ANAL MAIS PRAZEROSO? 

Se queres tirar mais proveito do sexo anal, há muitas maneiras de fazê-lo. Em primeiro lugar, porque não tentar incorporar algum analingus no teu portefólio de preliminares? Pode ajudar muito a tornar a tua experiência anal um pouco mais especial. Lê nosso guia introdutório ao analingus para começar. 

Artigos Relacionados

Preservativos 101: O Guia de Compra Durex

Lubrificado ou texturizado, de látex ou sem látex? Encontre o preservativo certo para ti
Saiba mais

Masturbares-te pode melhorar a tua vida sexual?

O jogo a solo pode ajudar-te a ter um sexo mais sensacional? Hora de descobrir
Saiba mais