Breadcrumbs

HIV: Contágio, Sintomas, Tratamento e Prevenção

HIV: Contágio, Sintomas, Tratamento e Prevenção

O que é?

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunitário (o sistema interno do corpo que foi criado para combater a maioria das infecções). Uma vez que o HIV afetar o teu sistema, ficará para sempre.

Como se espalha?

O vírus não sobrevive muito tempo fora do corpo e reage muito mal a variações na temperatura ou na luz. Assim, a forma como pode ser transmitido é através de fluidos corporais, tais como:

- Esperma ou fluidos vaginais através de sexo vaginal, anal ou oral desprotegido. Ou, através da partilha de brinquedos de alguém que tem HIV

- Sangue através da partilha de material injetável ou do recebimento de doações de sangue contaminado

- O leite materno através da mãe infectada para a criança. Uma mãe que esteja infectada pode também passar o vírus para a sua criança durante a gravidez ou parto.

Não existe nenhuma evidência de que o vírus se transmita através de tampos de sanita, copos de água, piscinas ou beijos de língua.

Quais os sintomas?

Algumas pessoas não mostram nenhum tipo de sinais ou sintomas mas pode criar desconforto tanto para homens como para mulheres na área genital.

Nas mulheres:

- Corrimento vaginal que é grosso, semelhante a requeijão e cheira a fermentado
- Comichão, dor e vermelhidão à volta da vagina, vulva ou ânus
- Inchaço da vulva
- Dor durante as relações sexuais ou com o passar da água

Nos homens:

- Comichão, ardor e irritação sob o prepúcio ou ponta do pénis
- Vermelhidão ou manchas vermelhas sob o prepúcio ou ponta do pénis
- Problemas com o puxar o prepúcio para trás
- camada pastosa fina ou grossa sob o prepúcio 
- Desconforto ao urinar

O que posso fazer em relação a isto?

A única forma que tens de saber se és HIV positivo (que tens o vírus) é fazer um teste de HIV – normalmente demora cerca de 3 meses ou mais para o vírus entrar na tua corrente sanguínea, a partir do momento que ficares infectado. Ou seja, contar com testes regulares não deve ser considerado sexo seguro. Algumas pessoas podem ter o vírus durante anos, e parecerem e serem saudáveis, e na mesma capazes de o transmitir. Outros podem ser afetados mais rapidamente.

O vírus HIV ataca as células T do organismo no sangue. À medida que o numero de células T começa a diminuir cada vez mais, o sistema imunitário fica mais fraco. É altura em que se começa a desenvolver a SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida).

De forma a reduzir as formas de o apanhar – usa um preservativo!