Apesar do que a maioria possa pensar, a secura vaginal não é apenas um sintoma que afeta as mulheres na menopausa. Também pode ser um problema para mulheres mais jovens, que às vezes pode estar relacionado com outros problemas de saúde, ou ocorrer em períodos específicos de mudança. Outras vezes, estar um pouco "seca" lá em baixo é simplesmente algo natural do nosso corpo, e por isso precisamos de uma ajudinha para ficarmos totalmente lubrificadas. Felizmente, existem muitas soluções para a secura vaginal, incluindo lubrificantes à base de água e hidratantes íntimos. Mas primeiro, vamos dar uma olhadela nas causas mais comuns da secura vaginal.

Alterações hormonais

As hormonas femininas são um fator numa série de respostas corporais. Os níveis de estrogénio das mulheres sofrem grandes mudanças durante a menopausa, amamentação e pós-parto. Uma descida significativa dessas hormonas em específico, geralmente pode levar a uma diminuição da lubrificação vaginal. Muitas vezes, esses períodos na vida de uma mulher podem resultar numa diminuição da libido; causando desinteresse sexual, além de contribuir para baixos níveis de produção de lubrificação.

Medicação

Muitos medicamentos podem ter efeitos secundários. Algumas das formas mais comuns de medicação que podem ter um efeito negativo na lubrificação vaginal são a pílula contraceptiva e os antidepressivos [1]. Esses tipos de medicamentos podem alterar os níveis hormonais, alterando os níveis de humidade ou fluidos produzidos pela vagina. A utilização de um preservativo lubrificado pode ajudar a combater estes efeitos e proporcionar-te a ti e ao teu parceiro uma experiência íntima mais agradável.

Ansiedade e Stresse

Além das alterações hormonais e dos efeitos secundários dos medicamentos, existem fatores emocionais que também podem ter um papel importante na redução do apetite sexual de uma mulher afetando, portanto, a produção normal de lubrificação vaginal de uma mulher.

Se uma mulher se sente chateada, ansiosa ou deprimida, pode não se sentir excitada ou confiante de si mesma. Isso afeta não só a interação e comportamento com o parceiro, como pode também limitar a produção natural de lubrificação necessária para a relação sexual.

Outro fator que pode afetar o desejo de uma mulher é o stresse. Frequentemente associado a uma redução no fluxo sanguíneo em todo do corpo, o stresse pode interferir nos níveis de humidade na zona da vagina. Para evitar isso, tenta encontrar métodos que te ajudem a relaxar, de forma a teres uma noite mais agradável com o teu parceiro ou parceira.

O(a) parceiro(a) errado(a)

O sexo com o(a) parceiro(a) certo(a) deve ser divertido, confortável, íntimo e agradável para as duas pessoas. Se estiveres a começar a não gostar de sexo ou achas difícil que o teu parceiro te excite, pode haver alguns problemas com a tua relação que precisam de ser resolvidos. A falta de prazer no sexo pode muitas vezes levar à secura vaginal, pois o corpo acha difícil produzir lubrificação se não exitir interesse, excitação ou estimulação.

A secura vaginal é uma condição inconveniente e às vezes dolorosa, que é mais frequentemente associada a outros sintomas. Certifica-te sempre que conversas com o teu médico sobre os teus sintomas, ele pode aconselhar-te melhor que ninguém sobre todos os tratamentos possíveis.

No entanto, se estiveres a ter problemas com a tua atividade sexual por causa da secura vaginal, o uso de lubrificantes especialmente formulados pode ajudar-te! Existem muitos tipos de lubrificantes, incluindo o Gel íntimo Durex Naturals, que podem ajudar a aliviar o desconforto e permitir que tenhas o ótimo sexo que mereces.

Artigos Relacionados

Falar sobre posições sexuais: Bloggers Revelam Tudo

Pessoas revelam tudo sobre sexo real A comunicação é muito importante em todos os pontos de um relacionamento. Quer seja a decidir o filme que vão...
Saiba mais

Descobrir novas posições sexuais

Falar sobre posições sexuais: O que realmente queres O sexo é um dos passatempos mais antigo da história. A verdade é que ao longo de milhares de...
Saiba mais