Além das dores de cabeça habituais, inchaço e mau humor nos dias que antecedem a menstruação, podes sentir que o sexo é mais doloroso. Analisamos as possíveis causas e as melhores maneiras de gerir o desconforto, seja qual for a época do mês. 

Então, o sexo parece diferente à medida que te estás a aproximar da tua menstruação? Bem-vinda ao clube! Tudo, desde um mergulho no desejo sexual até à falta de humidade lá em baixo, pode ser devido a uma mudança nas hormonas.1 Na verdade, os altos e baixos da tua vida sexual podem estar mais em sincronia com o teu ciclo do que tu pensas.2 Exploramos por que o sexo pode ser doloroso em diferentes momentos do mês e procuramos maneiras - incluindo o uso de lubrificante - de aliviar qualquer desconforto. 

PORQUÊ QUE O SEXO ÀS VEZES DÓI ANTES DA MENSTRUAÇÃO? 

Na preparação para o período, a mente e corpo podem ter que lidar com todos os tipos de intrusos: baixo humor, dores de cabeça, inchaço e vários outros sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM) são apenas algumas das coisas não tão agradáveis que as mulheres comumente experimentam, muitas vezes dias antes de qualquer sinal de sangue. 

Podes sentir o sexo de forma diferente e até desconfortável pouco antes da tua menstruação chegar.3 Pode haver uma variedade de causas, desde a falta de humidade até à irritação do trato urinário, que pode ser mais sensível à infeção nesta época do mês.4 Quando olhas para a lista de problemas pré-período, é fácil ver por que o sexo pode estar fora do menu para ti. E mesmo que ainda estejas interessada em fazer, não é difícil imaginar por que pode ser necessário um pouco mais de esforço para ficar agradável e confortável. 

Se achas que o sexo é consistentemente doloroso, é muito importante visitares o teu médico o mais rápido possível, para que possa analisar as possíveis causas.5 

A DOR É QUASE SEMPRE NA VAGINA? 

De jeito nenhum. Tu podes sentir a dor em qualquer lugar ao redor da área genital, por dentro e por fora. Afastando-se da vagina, vulva e tudo mais, como outras partes do corpo se sentem, desempenharão um papel importante em como tu te sentes durante o sexo. Ou seja, quanto mais todo o teu corpo estiver confortável e à vontade, menor a probabilidade de sentires desconforto durante o sexo. 

Se, por exemplo, estiveres mais propensa a dores de cabeça na semana anterior ao início da menstruação, é provável que isso tenha um efeito colateral na capacidade de relaxar e aproveitar o momento com o parceir@ durante o sexo. Aliviar qualquer desconforto, onde quer que seja, será a chave para te divertires. 

O QUE TU PODES FAZER SOBRE A SECURA VAGINAL? 

Todas as mulheres encontrarão uma mudança na humidade vaginal em diferentes estágios do seu ciclo. Se estiveres mais seca em certos dias, mas ainda quiseres sexo, não deixes a falta de humidade estragar os teus planos. Há muitas coisas que tu podes fazer para que os fluídos fluem. De passar mais tempo no palco dos preliminares ou te masturbares antes de convidares o teu parceir@ para participar, encontra as maneiras que te ajudem a sentir mais relaxada e, por sua vez, mais excitada. Ah, e nós mencionamos os benefícios do lubrificante? 

A LUBRIFICAÇÃO PODE REALMENTE AJUDAR COM SEXO DOLOROSO 

ANTES DA SUA MENSTRUAÇÃO? 

Sim! O lubrificante é uma pequena adição útil ao kit de ferramentas do teu quarto, não importa o dia do seu ciclo. Na verdade, se tu gostas de sexo durante a menstruação, mas o teu fluxo é leve, o lubrificante pode ajudar instantaneamente a recarregar os teus fluídos naturais. O Durex Naturals Gel Íntimo é uma ótima opção para uso antes, durante e depois da menstruação. É suave o suficiente para usar em todos os lugares, para que tu (e o teu parceir@) possam acompanhar o fluxo e não serem retidos por qualquer desconforto causado pela falta de humidade.  

COMO FICAR DE OLHO NO CICLO PODE AJUDAR? 

Se achas que o sexo é mais doloroso antes da menstruação, então entender o padrão do ciclo menstrual pode ajudar-te a preparar para o alívio de qualquer desconforto.6 Nos dias em que normalmente és mais sensível à dor, saberás ser muito gentil contigo mesmo. 

COMO FALAR PODE TE AJUDAR? 

Toda mulher tem um ciclo, e os períodos são uma experiência partilhada. Se tu já sentiste dor durante o sexo em qualquer estágio do teu ciclo, pode ser realmente reconfortante conversar com bons amig@s. Podem ajudar-te a olhar para possíveis 

razões para isso e ter algumas pérolas de sabedoria para partilhar sobre coisas que ajudaram. No entanto, se tu tens sintomas persistentes com os quais estás preocupada, é melhor falar com um médico. 

Além disso, avisa o teu parceir@ quando o sexo for menos confortável do que deveria. Se tu estás interessada em fazer sexo, mas está preocupada que doa, diz isso ao teu parceir@. Diz-lhes onde estão as áreas de desconforto e guia-os no que é bom (e no que não é). Qualquer parceir@ que valorize uma experiência mutuamente boa levará tempo e paciência para garantir que o sexo seja o mais confortável possível, seja qual for a altura do mês. 

1 https://www.everydayhealth.com/news/it-safe-have-sex-during-your-period/ 

3 https://flo.health/menstrual-cycle/sex/sexual-health/sex-and-menstrual-cycle-are-they-connected 

4 https://naturalwomanhood.org/painful-sex-how-tracking-your-cycle-could-fix-it/ 

5 https://naturalwomanhood.org/painful-sex-how-tracking-your-cycle-could-fix-it/ 

6 https://naturalwomanhood.org/painful-sex-how-tracking-your-cycle-could-fix-it/ 

Artigos Relacionados

Desfruta de sexo durante a gravidez

Dicas para desfrutar de bom sexo durante a gravidez
Saiba mais

Vamos Falar de Piercings Genitais

Piercings nos genitais não é para todos – mas vale a pena explorar!
Saiba mais