Qualquer pessoa que já tenha passado pela situação de quando um preservativo se rompe, não só estraga o encontro sexual, como também pode ser muito preocupante do ponto de vista de segurança. 

Há uma série de razões pelas quais o teu preservativo pode ter rompido antes ou no meio do sexo. Mas, para entender como ajudar a evitar que aconteça, primeiro precisamos analisar por que os preservativos rompem em primeiro lugar. 

Então, o quê que pode dar errado? Neste artigo está o que tu precisas de saber sobre porque que os preservativos rompem. 

COM QUE FREQUÊNCIA OS PRESERVATIVOS SE ROMPEM? 

Os preservativos são desenhados e a qualidade é testada para permanecer intacta durante a relação sexual. Os preservativos são feitos de látex de borracha natural ou um equivalente ao não-látex, como poliisopreno1. Estes materiais são desenhados para serem impermeáveis, elásticos e duráveis. 

Os preservativos podem romper se não forem tratados corretamente ou se o preservativo não for aplicado de forma segura e de acordo com as instruções da embalagem. 

PORQUÊ QUE OS PRESERVATIVOS SE ROMPEM? 

Existem várias razões pelas quais um preservativo pode romper, sendo que as causas mais comuns são: 

  • A data de validade expirou2 
  • O preservativo não foi armazenado corretamente2 
  • O preservativo tem o tamanho errado3 
  • O preservativo não foi aberto com cuidado4 
  • O preservativo não foi colocado corretamente5 

1.) A DATA DE VALIDADE EXPIROU 

Se estás a meio do momento e o único preservativo que encontras é aquele que te esqueceste, deixado na parte de trás da tua gaveta, certifica-te de verificar a data de validade antes de usar. 

Sabemos que é a última coisa em que queres pensar no calor do momento, mas as datas de validade estão lá por um motivo. Não comerias uma refeição fora do prazo, então porquê colocar o teu futuro e saúde nas mãos de um preservativo expirado? Preservativos velhos são mais propensos a romper.5 

A título de exemplo, os preservativos Durex tendem a ter um prazo de validade de 5 anos, dependendo do material do preservativo. Quando o preservativo atingir o prazo de validade, não será tão eficaz. 

2.) O PRESERVATIVO NÃO FOI ARMAZENADO CORRETAMENTE 

Os preservativos devem ser guardados num local fresco e seco5. Deixá-los escondidos num carro quente ou na tua mesa de cabeceira sob luz solar direta, pode deixar o material suscetível à degradação. 

Para garantir que estão bem protegidos, encontra um lugar no teu quarto onde possas manter os teus preservativos guardados em segurança. Se decidires manter um na tua carteira, não o deixes lá por muito tempo, pois o atrito de abrir e fechar pode causar deterioração5.  

3.) O PRESERVATIVO TEM O TAMANHO ERRADO 

Assim como o teu par favorito de ténis, os preservativos podem ter uma variedade de ajustes para ajudar a torná-los mais confortáveis. Se precisares de um preservativo ligeiramente maior, por exemplo, podes experimentar os preservativos Durex Natural XL. 

Um preservativo não será eficaz se estiver demasiado solto ou demasiado apertado porque pode deslizar ou romper-se5. Queres ajuda para encontrar o preservativo perfeito para ti? Visita e explora o nosso guia de compra de preservativos, que  tem tudo o que precisas de saber quando se trata de tamanho, fit e lubrificação. 

4.) O PRESERVATIVO NÃO FOI ABERTO COM CUIDADO 

Os invólucros de preservativos não foram projetados para serem abertos com os dentes5, e não o vais abrir com uma tesoura também e não importa o quão animado tu estejas para colocar o preservativo. 

Evita rasgos ao abrir cuidadosamente o preservativo de acordo com as instruções da embalagem. Basta abrir a embalagem puxando o bordo serrilhado. Se o preservativo rasgar ou ficar danificado ao abrir a embalagem, simplesmente deita fora o preservativo e começa de novo com um novo. 

5.) O PRESERVATIVO NÃO FOI COLOCADO CORRETAMENTE 

Um preservativo não será eficaz se não tiver sido colocado da maneira correta. Tomar o teu tempo para colocar um preservativo corretamente é essencial para ajudar a reduzir quaisquer lágrimas ou acidentes. E não é uma boa ideia colocar um preservativo no escuro – precisas de ser capaz de ver o que estás a fazer. 

Para colocar um preservativo corretamente, começa apertando a ponta com o indicador e o polegar de uma mão para que não haja ar preso dentro e, em seguida, desenrola suavemente com a outra mão5. É importante deixar algum espaço na ponta, caso contrário pode criar um efeito balão após a ejaculação e o preservativo pode romper6. 

Se estás nervoso ou muito animado e tem as mãos a tremer (isso acontece aos melhores), pede ajuda ao teu parceir@. 

Artigos Relacionados

Desfruta de sexo durante a gravidez

Dicas para desfrutar de bom sexo durante a gravidez
Saiba mais

Vamos Falar de Piercings Genitais

Piercings nos genitais não é para todos – mas vale a pena explorar!
Saiba mais