Fala em secura vaginal e algumas pessoas podem dizer que é apenas algo com que as mulheres na menopausa têm de lidar – mas isso não é inteiramente verdade. Na verdade, 73% das mulheres já experimentaram desconforto durante o sexo. Então, porque não falamos sobre isso? E por que razão acontece?
A secura vaginal pode acontecer a qualquer pessoa, e a boa notícia é que é algo que pode ser facilmente gerido para ajudar-te a ter um bom sexo a qualquer momento. Se procuras produtos para ajudar na secura vaginal, a gama Durex Naturals foi concebida para ajudar a tornar o sexo mais confortável.
Queres saber mais sobre o que causa a secura vaginal? Ou como é que produtos como a gama Durex Naturals podem ajudar a gerir esses períodos de seca natural? Discutimos tudo no nosso guia de secura vaginal.
O QUE CAUSA A SECURA VAGINAL?
A secura vaginal pode ter várias causas. É importante lembrar, no entanto, que a secura no andar de baixo é perfeitamente normal. Aqui estão algumas das principais causas da secura vaginal:
- Hormonas (amamentação, remoção cirúrgica dos ovários)
- Estilo de vida (tabagismo, exercício rigoroso, distúrbios do sistema imunológico)
- Ansiedade e stress (depressão, stress excessivo)
- Medicação (alguns tratamentos contra o cancro)
SECURA VAGINAL E HORMONAS
As hormonas são uma das razões mais comuns para a secura vaginal. Como se a montanha-russa emocional todos os meses não fosse mau o suficiente, os níveis de estrogénio no teu organismo podem cair, o que pode ter um efeito direto nos teus níveis naturais de lubrificação, deixando-te mais seca do que o normal.
Mudanças nas hormonas também explicam porquê que algumas mulheres experimentam secura em torno de outros eventos importantes na sua vida, como gravidez, pós-parto, amamentação e durante a menopausa.
ESTILO DE VIDA E SECURA VAGINAL
Se te sentes regularmente um pouco seca lá embaixo, pode pensar em fazer alguns ajustes na tua rotina diária.
Produtos químicos em sabonetes, corantes, perfumes e produtos de lavandaria podem irritar o delicado equilíbrio do pH da vagina, o que pode afetar a lubrificação. Sabonetes simples e sem perfume devem ser usados para lavar a área ao redor da vagina (a vulva) suavemente todos os dias.
Também vale a pena pensar em ter um lubrificante simples à base de água à mão quando as coisas ficarem mais quentes. Isto pode ajudar a proteger e aliviar o desconforto.
ANSIEDADE, STRESS E SECURA VAGINAL
Não será uma surpresa, mas stress e sexo não são uma ótima combinação. Sejamos sinceros, é difícil conetarmos-nos quando estamos stressados. Se te sentes ansioso, chateado ou deprimido, isso também pode afetar a capacidade do teu corpo de se auto-lubrificar.
Tenta reservar tempo para relaxar adequadamente antes de teres relações sexuais. Uma massagem com um gel de massagem é uma ótima maneira de relaxares e de te reconetares com o teu parceir@. Então, tira essas roupas, toma o teu tempo e alivia a pressão.
SECURA VAGINAL CAUSADA POR MEDICAÇÃO
Alguns medicamentos comuns listam a secura vaginal como um possível efeito secundário, incluindo alguns antidepressivos e a pílula anticoncecional. Isso ocorre porque podem alterar (adivinhaste) os teus níveis hormonais, o que, por sua vez, pode afetar a capacidade do teu corpo de se auto-lubrificar.
Um preservativo lubrificado é uma ótima opção para ajudar-te a ti e ao teu parceir@ a deslizar através de quaisquer períodos de seca que possam encontrar.
PRODUTOS LUBRIFICADOS PARA SECURA VAGINAL
Se tendes a ficar um pouco seca durante certas épocas do mês ou em certos pontos durante o teu período, estamos aqui para te dizer que é completamente normal e para não te preocupares. O uso de lubrificante pode ser uma forma rápida e simples de contrariar qualquer secura que possas estar a sentir e também pode melhorar o sexo em geral.
A gama Durex Naturals inclui uma variedade de lubrificantes para promover sexo confortável e agradável o tempo todo, independentemente de estares com um pouco de secura no andar de baixo.