AS COISAS NATURAIS ACONTECEM, NATURALMENTE 

Pode acontecer a nós todos momentos embaraçosos no quarto surgem do quase nada. Embora existam alguns aspetos que podes controlar – como garantir que estás a usar as tuas cuecas mais sexy, por exemplo – outros não podes ter tanta palavra a dizer. Momentos estranhos ou constrangedores podem apanhar-te desprevenido, mas não precisam arruinar a qualidade de uma experiência sexual ou fazer com que tu te sintas menos confortável durante momentos íntimos. 

Queefing, ou flatos vaginais, pode ser apenas uma dessas coisas. Claro, podes sentir-te completamente seguro com os teus flatos vaginais, afinal é completamente natural1. Mas, para alguns, pode ser uma causa séria de constrangimento ou ansiedade. 

Antes de entrarmos nos detalhes de como podes evitar flatos vaginais, vamos primeiro dar uma olhadela no que é queefing e por que acontece. 

Dei um flato vaginal! 

O QUE É QUEEFING? 

Comecemos pelo básico, o que é exatamente um flato vaginal? É autoexplicativo. Um flato vaginal- ou um queef - é um som semelhante a um flato emitido pela vagina, geralmente durante o sexo com penetração (também pode ser causado ao usar brinquedos sexuais e outras atividades como exercícios). Queefing também é conhecido como gás vaginal ou flatulência vaginal e é causado por acumulação de ar dentro da vagina1. 

Como os nossos corpos são únicos, o som feito devido ao queefing varia de pessoa para pessoa (assim como a quantidade de queefing), no entanto, com o barulho geralmente soando como um flato normal, é fácil perceber porque pode ser uma fonte de constrangimento, especialmente quando ocorre a meio do ato sexual2.  

O QUE CAUSA O QUEEFING? 

Simplificando, o queefing é causado pelo ar que fica preso dentro da vagina e não se limita apenas ao sexo. Podes experienciar flatos vaginais durante várias atividades, incluindo exercício físico ou alongamentos. 

Essencialmente, através de certas atividades, o ar pode ficar preso dentro da vagina, e o som do flato, ou queef, ocorre quando o ar é empurrado para fora. O som é causado pelo ar que passa entre a abertura da vagina ou, no caso de queefing acontecer durante o sexo, quando o ar passa entre a parte externa da abertura vaginal e o pénis do(s) teu(s) parceir@s, dedos, brinquedos sexuais, etc. 

O QUEEFING PODE SER UM SINTOMA DE ALGO GRAVE? 

Em casos raros, o queefing pode ser indicativo da presença de uma fístula vaginal, no entanto, se tiveres uma fístula vaginal, provavelmente terás outros sintomas além do queefing frequente3. Uma fístula vaginal é definida como uma abertura anormal ou túnel que liga a vagina a outro órgão, como o cólon ou o reto. Os sintomas de uma fístula vaginal4 podem incluir o seguinte: 

  • Infeções do trato urinário (ITUs)
  • Sexo doloroso
  • Vaginite
  • Dor abdominal ou dor à volta e na região vaginal/anal
  • Aparecimento de fezes moles na urina
  • Um cheiro forte e desagradável na urina ou corrimento vaginal

É importante lembrar que a maioria dos flatos vaginais é completamente normal e não indicativo de algo sério. 

COMO EVITAR O QUEEFING? 

Infelizmente, não há muito que possa ser feito para evitar os flatos vaginais. A quantidade de queefing depende da tua própria vagina. Cada vagina é única, o que significa que algumas pessoas podem experimentar queefing regular, enquanto outras podem experimentá-lo ocasionalmente ou nunca. 

Se estás preocupado com os flatos vaginais durante o sexo, podes achar que algumas posições causam isso com mais frequência do que outros. Por exemplo, podes experienciar muito queefing ao receber sexo com penetração na posição de 4, no entanto, com a posição missionária podes não ter queefing com tanta frequência. Por esse motivo, é importante descobrir quais atividades causam mais queefing, uma vez que sabes qual é a causa, pode ser muito mais fácil evitar a sua ocorrência. 

Se o queefing ou o gás vaginal estão a tornar-se um motivo de preocupação, se a retenção de ar está a causar desconforto na região vaginal, é importante que procures aconselhamento de um profissional médico o mais rápido possível. 

Yas, queef! 

DEVO TER VERGONHA DE FAZER QUEEFING? 

Ao contrário do tipo de sexo que vemos no cinema, na TV e na pornografia, o sexo na vida real é muito mais natural. Por vezes, as coisas não correm como planeado, no entanto, aconteça o que acontecer, é importante lembrar que momentos embaraçosos acontecem a todos - é realmente a forma como lidamos com esses momentos que contam. 

Se tu achas é propens@ a queefing e estás ansioso sobre isso acontecer no meio do sexo, então por que não deixar seu parceir@(s) saberem sobre as tuas ansiedades.  

Uma vez que tenhas este assunto em aberto, quando um flato vaginal aparecer, saberão que é algo sobre o qual tu estás um pouco autoconsciente e pode ser mais propenso a agir de uma maneira que seja mais atenciosa com os teus sentimentos. 

Mas, honestamente, abraça o teu corpo e todas as coisas naturais que ele faz.  

Visita os nossos Conselhos e Dicas para ler mais sobre todas as coisas sobre sexo. Se estás à procura de conselhos sobre qual lubrificante usar para sexo anal, ou queres algumas dicas para fazer o Blowjob perfeito, conta connosco. 

Artigos Relacionados

Desfruta de sexo durante a gravidez

Dicas para desfrutar de bom sexo durante a gravidez
Saiba mais

Vamos Falar de Piercings Genitais

Piercings nos genitais não é para todos – mas vale a pena explorar!
Saiba mais