GET THE LOW DOWN ON THE ROLL DOWN

Quando todas as partes do teu corpo gritam para começares e, como não queres estragar o mood, provavelmente queres colocar o preservativo o mais rápido possível. É um facto que o teu corpo e o do teu(s) parceiro(s) vos dizem quando estão prontos para o preservativo ser colocado.1  

A data de validade do preservativo é uma coisa muito real. Usar um preservativo fora do prazo é um grande risco, a sua eficácia ficar significativamente reduzida2. Então, a pergunta a ser feita é "preservativos podem https://www.durex.pt/collections/preservativos-dmt?" deves verificar a data de validade toda as vezes que usas um. 

Afinal, usa-se preservativos não só por motivos de saúde e higiene, mas também para evitar a gravidez em relações heterossexuais.    

Está sempre preparado 

OS PRESERVATIVOS PODEM EXPIRAR? 

A verdade dura? Sim, os preservativos podem mesmo expirar.3 Todos os fabricantes respeitáveis, como a Durex, têm sempre uma data de validade impressa em cada preservativo embalado individualmente e estampada em cada embalagem. Um preservativo expirado tem um risco maior de romper, rasgar ou perfurar durante o sexo. Além disso, cuidado ao comprar imitações baratas, porque o seu controlo de qualidade pode não estar à altura dos mesmos padrões das marcas mais confiáveis.   

PORQUE É QUE OS PRESERVATIVOS EXPIRAM? 

O fabrico do preservativo é um processo complexo que faz com que o material do preservativo se decomponha ao longo do tempo e, assim, eventualmente perder a sua eficácia. Escusado será dizer que, quanto mais resistente for o material utilizado na produção do preservativo, mais tempo durará. Mas, além do material usado no seu fabrico, quanto tempo um preservativo vai durar também depende se o preservativo contém espermicida ou outros produtos químicos, como lubrificantes. Produtos químicos como o espermicida podem prejudicar a fiabilidade do preservativo e reduzir significativamente a sua vida útil.4   

O rótulo na embalagem com a menção "armazenar num local fresco e seco" é igualmente importante porque a luz solar e o calor são prejudiciais para o prazo de validade do preservativo. 

POSSO USAR PRESERVATIVOS FORA DO PRAZO? 

Aqui está uma simples verdade: se o preservativo estiver em dia, vai em frente e usa-o. Se o preservativo estiver expirado ou não houver uma data visível na embalagem, deita-o fora e procura um novo. Caso encerrado! 

COMO COMBATER O PRAZO DE VALIDADE DO PRESERVATIVO? 

Embora o prazo de validade típico varie entre um e cinco anos após o fabrico, podes sentir que tens todo o tempo do mundo para usar os preservativos que tens atualmente em stock.4 Infelizmente, nem sempre é assim.  Verifica o teu stock e descarta os que tiverem expirado.   

E, ao mesmo tempo, porque não aproveitar para experimentar algo novo e tornar a tua coleção de preservativos ainda mais interessante?  Por exemplo, a Durex tem uma gama de preservativos que podem ser divertidos e estimulantes como as nossas apresentações Durex Intense e Durex Dá-me Prazer, então porque não adicionar alguns destes à tua coleção?   

É uma máxima simples: mantém a tua seleção de preservativos atualizada para que possas aproveitar sempre que o mood te levar.  

Se encaixa bem, parece estar ok 

COMO SABER SE O PRESERVATIVO ESTÁ EFETIVAMENTE ROMPIDO? 

Primeiro, faz uma rápida análise do preservativo antes de o colocares. Por vezes, podem romper na embalagem ou quando são colocados no pénis ou no brinquedo sexual.  

Ao usar um preservativo, o utilizador normalmente pode senti-lo a romper porque haverá uma mudança imediata na sensação. Se isso acontecer, informa o teu parceir@, retira-o, inspeciona e, se necessário, aplica um novo. Com a devida pré-inspeção, aplicação e uso, os preservativos são considerados 98% seguros na prevenção da gravidez.5 

Se tiveres alguma outra dúvida sobre preservativos e o seu uso, visita o nosso artigo “Como colocar um preservativo corretamente”.

Artigos Relacionados

Desfruta de sexo durante a gravidez

Dicas para desfrutar de bom sexo durante a gravidez
Saiba mais

Vamos Falar de Piercings Genitais

Piercings nos genitais não é para todos – mas vale a pena explorar!
Saiba mais